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8 dicas para que sua empresa comece a ser (bem) vista na internet

Sabe-se que é de extrema importância a presença digital de uma empresa, mas como assegurar de o retorno seja satisfatório?

É um fato que o crescimento do acesso à Internet caminha a passos largos e isto muda a realidade de todos os negócios: indústria, comércio, serviços. Quem ainda não tem uma presença online, já está perdendo terreno.

No primeiro semestre de 2015 o Google anunciou que os websites que não foram desenhados com Mobile em mente perderam o seu ranking na busca.

“O Google muda seu algoritmo com bastante frequência, mas essa é uma mudança maior que todas as outras que têm acontecido recentemente. Websites que não foram desenhados com Mobile em mente tomarão um grande soco no estômago – e websites que usam design responsivo começarão a crescer nos resultados da busca. ” – Diz Collin Colburn, analista da Forrester.

São palavras do próprio Google: “As more people use mobile devices to access the Internet, our algorithms have to adapt to these usage patterns.”

Visto que, o que antes era um prognóstico hoje é uma realidade, como preparar sua empresa para, além de ter uma presença digital, ser bem-vista na internet?

 

  1. Busque saber quem é o seu público

Basicamente, qualquer empresário precisa saber em quem ele quer focar as estratégias do seu negócio. Fazer uma divulgação adequada de marketing às pessoas certas ajudará não apenas a propagar melhor a mensagem da empresa, como permitirá ações com melhores custos. Tente não abraçar o mundo com os braços.

  1. Tenha um site de alto impacto e que seja adaptado a mobile

Uma pesquisa realizada pelo IBGE em Abril de 2015 teve um resultado inédito revelando que 57,3% dos acessos à internet são realizados por celulares e tablets. Com este resultado faz sentido o Google “impor” que os sites sejam adaptados à mobile para estarem à frente no maior site de busca do mundo. Invista em sites mobile (design responsivo).

Além do mobile, criar um site de alto impacto para a sua empresa não é tão simples quanto parece. Hoje em dia, os sites institucionais são a imagem da empresa no meio virtual, por isso não basta apenas ter um site “bonitinho”, antes de tudo ele precisa ser uma ferramenta inteligente, que possa corresponder positivamente ao tempo e dinheiro investidos. Para isso é necessário ter informações sobre o que seus clientes querem (ou nem sabem que querem) quando entram em seu site e, assim, dispor a eles todos os dados necessários. Lembre-se tenha um canal de comunicação com retorno.

  1. Invista em Marketing Digital

Inbound Marketing, SEO, Landing Pages, Ebooks e Email marketing são os temos mais queridinhos do marketing do momento nesta era da Informação e Conhecimento no qual o problema não é mais a falta de informação (ou o acesso a ela) e sim o excesso. Contudo, torna-se mais necessária a criação de grupos distintos de discussão onde as pessoas buscam informações segmentadas para elas pessoalmente e profissionalmente falando. Aí que entram os termos citados acima. O Inbound Marketing permite as organizações criarem amantes de seus conteúdos na internet onde todos saem ganhando: a pessoa que se inscreve para receber os materiais de conhecimento da organização ganha conhecimento no processo para utilizar no seu dia-a-dia já a empresa ganhaleads, ou seja, pessoas que amam sua marca, compartilham e recomendam seu conteúdo e, implicitamente, divulga e vende sua empresa à sem se interessar. Os demais termos, podemos dizer que são ferramentas e técnicas que, juntas, otimizam o Inbound Marketing. Para saber mais sobre o assunto confira este artigo (em inglês) de um amigo especialista na área.

Ah, antes que eu passe para o próximo tópico, segue mais uma (sub)dica muito importante: invista no marketing pessoal dos seus colaboradores. Isso mesmo! Quanto mais sua equipe for bem-vista (tem uma boa apresentação pessoal, competências distintas e know-how no assunto) nas redes sociais profissionais da internet, como o LinkedIn, mais os seus potenciais clientes se sentirão confortáveis a investir no serviço da sua equipe.

  1. Foque no bom atendimento digital

É de entendimento básico que a capacidade mais importante de um bom atendente é entender as necessidades de seus clientes. Disso estamos cansados de saber. O importante mesmo é saber como chegar neste estado glorioso onde os clientes se sentirão confortáveis e satisfeitos ao conversar com algum atendente da sua empresa.

Regra número 1: Precisa ser de dentro para fora! A empresa precisa ter a consciência de que é necessário capacitar seus atendentes naquilo que oferece como produtos/serviços. Isso não significa simplesmente explicar como o negócio funciona: se possível, explique os tópicos mais importantes, e instrua o atendente além do básico de sua área. Quando ele conhecer bem o negócio, será muito mais fácil de apresentá-lo para clientes.

Falando agora de internet e atendimento, todos aqueles cuidados ditos acima devem ser redobrados. Se possível, resolva as necessidades do cliente o mais breve possível: nos meios online, tudo acontece num piscar de olhos, e deixar passar informações e dúvidas pertinentes podem frustrar os clientes a ponto de utilizarem as próprias redes sociais como meio de demonstrar sua insatisfação. Mantenha uma boa comunicação e atente-se aos detalhes, e faça sua empresa prosperar com um bom atendimento.

  1. Escreva! E dê ao mundo uma demonstração do seu conhecimento

Notou que na dica número 3 falei sobre compartilhar, amar (...) o seu conteúdo? Então, a dica aqui é: torne-se influente na internet em um assunto que você domina! É uma projeção simples: quanto mais você sabe e compartilha do assunto, mais você demonstra seu conhecimento, mais pessoas amam seu conteúdo e mais oportunidades aparecem com os compartilhamentos.

  1. Organize-se

Navegar pelas redes sociais o dia todo pode parecer interessante e até divertido. Mas isto só vale para sua página pessoal. A pessoa que for responsável pelo perfil da empresa nas redes precisa agir com mais profissionalismo. Sugiro que não pode ser feito na bagunça, tem que ser programado. Existe uma melhor hora para postar e também o conteúdo correto. É necessário que haja uma burocracia para se organizar.

Muito além disso, saber coletar e interpretar os dados de sua atuação nas redes é essencial. Saiba quais são as melhores ferramentas, como medir, prazos e senhas. Tenha tudo muito claro bem definido.

  1. Busque criar ambientes virtuais de colaboração

É certo que e-mail é o serviço Internet mais utilizado e que o endereço utilizando seunome@suaempresa.com.br é essencial para passar o mínimo de credibilidade digital. Para isso é necessário que se registre o domínio @suaempresa.com.br, hospede em um ambiente que tenha direito à e-mails corporativos, e que se comece a divulgar seu endereço utilizando a grife "@suaempresa.com.br". É uma forma prática, ágil e eficiente de manter contato com clientes e fornecedores. Além disso, seu endereço nunca mais vai mudar toda vez que você trocar de provedor de acesso, porque ele é seu, único, exclusivo e personalizado.

Fora isso, já pensou em trabalhar digitalmente no seu programa de edição de documentos de maneira colaborativa? Isso significa várias pessoas trabalharem online e em tempo real em um só documento. Há inúmeras vantagens neste sentido, entre ela seria a otimização do engajamento e a diminuição do tempo que leva para se completar um processo que envolve documentos/planilhas/apresentações. Isso já é possível com as novas plataformas WEB de produtividade. Para implementar um ambiente deste na empresa é necessário um conhecimento técnico considerável de implantação e alguns treinamentos dos seus colaboradores para melhor adaptação. Calma, não disse que você precisa saber disso, existem empresas no mercado especializadas no assunto que podem te ajudar a implantar um bom ambiente de colaboração digital.

  1. Automatize algumas rotinas

Existem hoje inúmeros aplicativos para celular e tablete que trazem praticidade à vida, quer seja diminuindo o tempo que levava a realizar algum processo, para você se organizar melhor e até mesmo para melhorar suas competências em algum aspecto. Como por exemplo o Trello, aplicação web (CMS – Content Management System / Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que te permite organizar tudo da maneira que você achar melhor. Com o Trello conseguimos gerenciar projetos, atividades, criar procedimentos e muito mais. Existem especialistas de implantação CMS para empresas que podem te ajudar no assunto.

É evidente que a presença digital das empresas hoje em dia é um dos assuntos mais discutidos no contexto empresarial neste momento e sabe-se que é de extrema impotência que haja uma estratégia digital muito bem desenhada para que os investimentos neste sentido tenham o máximo de retorno possível.