Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Startups: Defina as últimas tendências que tornam sua solução possível

Por isso muitas vezes você não consegue passar da primeira reunião ou até do primeiro email.

O relacionamento com um investidor é constituído por fases e peças, peças de um quebra cabeça. Se em alguma das fases, você não trouxer as peças corretas, você automaticamente é eliminado. Por isso muitas vezes você não consegue passar da primeira reunião ou até do primeiro email.

 

Você está, ou pelo menos deveria, buscar incessantemente a criação de um produto fantástico. Já o investidor, só tem um objetivo final, fazer dinheiro. Ele pode até conhecer muito bem do seu mercado de atuação, mas isso não é uma obrigação dele, e sim sua. Para que ele entenda que conseguirá alcançar este objetivo com você, um dos dados que ele busca é o que está acontecendo no mercado e quais as últimas tendências.

Como nem sempre o first-mover é o cara que terá maior êxito, não se preocupe ou tenha medo de não ter sido o primeiro, para a maioria das situações, não ser o primeiro é bom. Neste caso, saber absolutamente todos os passos dados de quem é o primeiro, ou os primeiros, é pré-requisito e aí que entra as informações que você passará.

Dentro dessas tendências, você deve se concentrar em fatos relevantes, dados que são realmente impactantes e podem fazer o investidor entender que este é um mercado promissor.

Exemplos de informações que você pode apresentar:

  • Investimentos realizados ou recebidos
  • Movimentos de empresas grandes utilizando e/ou criando um produto
  • Número de startups entrantes
  • Pessoas falando sobre o tema/Notícias veiculadas/Buzz
  • Número de usuários/Taxa de crescimento/Receita divulgada
  • Cases expressivos
  • ...

Você não precisa falar sobre todos esses, escolha os que você achar importante para apresentar. Um slide para este tópico é suficiente, mas lembre-se que ao colocar informações condensadas, você deve saber explicá-las (ao vivo) muito bem.

Você está lendo um artigo que faz parte da série especial de plano de negócios, ao término da leitura desses artigos, você poderá preparar uma apresentação completa para sua startup, com sumário executivo, deck e aprofundamento. Você terá condições de desenvolver todos os principais temas mais solicitados por investidores, seguindo as recomendações de uma das maiores autoridades neste mundo,